terça-feira, 23 de agosto de 2011

Leandro Andrade o criador do Logotipo de Guaranesia


Leandro Andrade venceu recentemente um concurso do qual seria escolhido o novo Logotipo
de Guaranesia no meio de 40 trabalhos inscritos Leandro foi o vencedor do concurso.
Veja como surgiu a ideia do logotipo


A Criação


Optei trabalhar na criação do logotipo de Guaranésia com referências históricas e culturais da cidade.


Por se tratar de um logotipo institucional, pensei em fazer algo que faça referências históricas e nostálgicas da cidade e não meramente publicitárias que queiram vender a cidade sem algo real e sólido.


Em primeiro lugar o novo logotipo da cidade tem que fazer sentido primeiramente aos cidadãos de Guaranésia e num segundo momento apresentar a idéia de acolhimento e alegria que são as principais qualidades da nossa cidade.

O Ícone: “Árvore” – Aárvore significa a natureza, o meio-ambiente, por sua vez muito abundante em nossa terra. Significa também a mãe, a terra, a genealogia, o ser vivo e a sabedoria. Na ocasião, essa árvore é um Ipê (Tabebuia - pau-d'arco), que é um símbolo de Guaranésia e que está em vários poemas, músicas, pinturas e até em nosso Hino.

O Ipê no logotipo não tem uma base, pois é justamente para dar o significado léxico da palavra: madeira que flutua. O conjunto de cores foi escolhido por fazer referência à Bandeira de Guaranésia, as cores que são vívidas e alegres, além de se harmonizarem entre si.

Folhas: As bolhas usadas com as cores da bandeira da cidade não estão chapadas em cores cruas e sim se misturando entre si, simbolizando nosso povo, que sempre se interage, se comunica, se ajuda e se mistura, por isso se misturam também as cores das folhas que são círculos, que simbolizam a união.

Visão holística do Ícone:


"O ipê perde todas as suas folhas, para melhor recolher e concentrar todas as suas forças, pois é a partir da árvore esgalhada e nua que se transforma num exuberante florescer, que serve de aviso e esperança de que as chuvas de bênçãos estão por retornar (...) São mensageiros do céu, do Sol e das chuvas, que avisam pontualmente que a Alma Universal já descansou o suficiente e se sente preparada para um novo ciclo de experiências externas. São, pois, clarins luminosos que indicam o fim de uma etapa e o recomeço de outra."


(Do livro As Essências Florais de Minas: síntese para uma medicina de almas, de Breno M. Silva e Ednamara V. Marques).

Em Macunaíma, de Mário de Andrade, ainda encontramos:

"Os ipês de beira-rio relampeavam de amarelo e todas as flores caíram nos ombros do moço Titçatê guerreiro de meu pai."

No Hino à Guaranésia de Martha Ribeiro Alves relembramos:

“Salve, ò minha terra, Entre outras mil, Orgulho de tua gente!, Nas verdes colinas, Ipês de Ouro, Erguem taças ao Brasil...”

Curiosidades:

Ipê-amarelo é o nome popular de algumas espécies de árvores da região Sul e Sudeste do Brasil, pertencentes à família botânica Bignoniaceae, gênero Tabebuia.O nome científico Tabebuia, de origem tupi-guarani, significa pau ou madeira que flutua. É denominada, pelos índios, de caxeta, árvore que nasce na zona litorânea do Brasil, cuja madeira íntegra (inatacável) resiste ao apodrecimento.

Slogan Apresentado: “Orgulho da sua gente, orgulho de Minas” (não sendo necessário colocar “MG” no logotipo para identificar o Estado)

A frase de efeito escolhida faz referencia ao Hino à Guaranésia: “Salve, ò minha terra, Entre outras mil, Orgulho de tua gente!”Martha Ribeiro Alves


Nenhum comentário:

Postar um comentário