domingo, 24 de abril de 2011
Palito grande artista
Banda Parada Sertaneja em guaranesia
sábado, 23 de abril de 2011
Grupo Mascaras um exemplo de teatro e cultura
Um dos poucos grupos de teatro que continua na ativa levando o nome de
sábado, 16 de abril de 2011
Markin slash este toca com os dentes
Edson e Ezequiel os pioneiros do sertanejo gospel
sexta-feira, 8 de abril de 2011
O significado da Folia de Reis
Folia de Reis é um festejo de origem portuguesa ligado às comemorações do culto católicodo Natal, trazido para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira, e que ainda hoje mantém-se vivo nas manifestações folclóricas de muitas regiões do país.
Origens
Na tradição católica, a passagem bíblica em que Jesus foi visitado por reis magos, converteu-se na tradicional visitação feita pelos três "Reis Magos", denominados Melchior, Baltasar e Gaspar, os quais passaram a ser referenciados como santos a partir do século VIII(8).
Fixado o nascimento de Jesus Cristo a 25 de dezembro, adotou-se a data da visitação dos Reis Magos como sendo o dia 6 de janeiro que, em alguns países de origem latina, especialmente aqueles cuja cultura tem origem espanhola, passou a ser a mais importante data comemorativa católica, mais importante, inclusive, que o próprio Natal. No estado do Rio de Janeiro, os grupos realizam folias até o dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião e padroeiro do Estado.
Na cultura tradicional brasileira, os festejos de Natal eram comemorados por grupos que visitavam as casas tocando músicas alegres em louvor aos "Santos Reis" e ao nascimento de Cristo; essas manifestações festivas estendiam-se até a data consagrada aos Reis Magos. Trata-se de uma tradição originária de Portugal que ganhou força especialmente no século XIX e mantém-se viva em muitas regiões do país, sobretudo nas pequenas cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro, dentre outros.
Na cidade de Muqui, sul do Espírito Santo, acontece desde 1950 o Encontro Nacional de Folia de Reis, que reúne cerca de 90 grupos de Folias do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. É o maior e mais antigo encontro de Folias de Reis do país. O evento é organizado pela Secretaria de Cultura do e tem data móvel. astião e padroeiro do Estado.
O "Termo" de Reis ou "Folia" de Reis
No Brasil a visitação das casas, que dura do final de dezembro até o dia de Reis, é feita por grupos organizados, muitos dos quais motivados por propósitos sociais e filantrópicos. Cada grupo, chamado em alguns lugares de Folia de Reis, em outros Terno de Reis, é composto por músicos tocando instrumentos, em sua maioria de confecção caseira e artesanal, comotambores, reco-reco, flauta e rabeca (espécie de violino rústico), além da tradicional viola caipira e do acordeão, também conhecida em certas regiões como sanfona, gaita ou pé-de-bode.
Além dos músicos instrumentistas e cantores, o grupo muitas vezes se compõe também de dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas segundo as lendas e tradições locais. Todos se organizam sob a liderança do Capitão da Folia e seguem com reverência os passos da bandeira, cumprindo rituais tradicionais de inquestionável beleza e riqueza cultural.
As canções são sempre sobre temas religiosos, com exceção daquelas tocadas nas tradicionais paradas para jantares, almoços ou repouso dos foliões, onde acontecem animadas festas com cantorias e danças típicas regionais, como catira, moda de viola e cateretê. Contudo ao contrário dos Reis da tradição, o propósito da folia não é o de levar presentes mas de recebê-los do dono da casa para finalidades filantrópicas, exceto, obviamente, as fartas mesas dos jantares e as bebidas que são oferecidas aos foliões.
Grupos incrementados
Uma das formas de sobrevivência da manifestação folclórica, especialmente nas grandes cidades, foi a incorporação nos Ternos de elementos figurativos, com a finalidade de promover apresentações para turistas e para os próprios habitantes.
Canções
Em algumas regiões as canções de Reis são por vezes ininteligíveis, dado o caos sonoro produzido. Isto ocorre quase sempre porque o ritmo ganhou, ao longo do tempo, contornos de origens africanas com fortes batidas e com um clímax de entonação vocal. Contudo, um componente permanece imutável: a canção de chegada, onde o líder (ou Capitão) pede permissão ao dono da casa para entrar, e a canção da despedida, onde a Folia agradece as doações e a acolhida, e se despede.
No Sul de Minas um grupo de Folia de Reis é composto da Bandeira ou Estandarte que é decorado com figuras alusivas ao menino Jesus, ou mesmo com palavras relativas à data. Outro componente importante é o Bastião que se veste de modo característico, mascarado e sempre porta uma espada, este tem a função de folião propriamente dito, levando alegria por onde a folia passa, e como que abrindo caminho para a passagem da Folia que de certa forma representa os próprios Reis Magos. O Bastião tem também a função de citar textos bíblicos e recitar poesias alusivas. Na sequência o grupo de vozes se organiza em Mestre, Ajudante, Contrato, Tipe, Retipe, Contratipe, Tala, ou Finório. Na verdade esses nomes se referem a uma organização das vozes em tons e contratons, durante a cantoria, o que leva a formação de um coro muito agradável aos ouvidos. O Mestre, por sua vez, tem papel especial de iniciar o canto, que é feito em versos e de improviso, agradecendo os donativos da casa visitada. Os outros componentes então repetem os versos, cada qual em sua voz, na cadência definida pelo Mestre,acompanhados pelos instrumentos que portam.
Radio Passaro da ilha FM 103,3
Pássaro da Ilha FM.
Inaugurada oficialmente em 17 de dezembro de 1991 por Nabi Miguel, Ivan Mancini e Miguel Filho, a emissora sempre se destacou na preferência do público, devido a programação ser bem diversificada ao invés de ser segmentada.
A Pássaro da Ilha sempre esteve preocupada com a qualidade em tudo o que proporciona – programação, produção e alta tecnologia - buscando oferecer qualidade na programação e transmissão.
Programas de grande audiência e um grande time de locutores, a Pássaro da Ilha vem sendo há anos a número 1 por levar entretenimento de qualidade aos seus ouvintes.
Transmitindo em 103,3 FM em Guaranésia-MG, a emissora atinge um alcance de 150 km, e pode ser ouvida em todo Sudoeste de Minas e Leste Paulista.
SERTANEJO BOM DEMAIS
Segunda a Sábado das 05:00 as 08:00
ISMAEL ANIMAL
Segunda a Sábado das 08:00 as 12:00
Apresentação: Ismael Animal
Segunda a Sexta das 12:00 as 13:00
Apresentação: Sandro Navarro
TARDE DE SUCESSOS
Segunda a Sábado das 13:00 as 16:00
Apresentação: Antônio Cláudio
SHOW DA TARDE
Segunda a Sexta das 16:00 as 18:00
Apresentação: Sauro Dias
MENSAGEM DE FÉ
Segunda a Sábado 18:00
Trazendo mensagens de fé, esperança e otimismo.
Apresentação: Miguel Filho
SERTANEJÃO 103
Segunda a Sexta das 18:00 as 19:00
Os maiores clássicos da música Sertaneja Raiz.
Apresentação: Sauro Dias
A VOZ DO BRASIL
Segunda a Sexta das 19:00 as 20:00
Transmissão: Rádiobrás
BIRDS NIGHT
Segunda a Sexta das 20:00 as 23:00
Apresentação: Sandro Navarro
PROGRAMA LUÍS ALBERTO
Segunda a Sábado das 23:00 a 01:00
PARADA 103
Sábado das 13:00 as 14:00
As 12 mais da semana.
As músicas mais pedidas do ouvinte Pássaro da Ilha.
Apresentação: Alexandre Silva
BAILÃO 103
Sábado das 18:00 as 19:00
Apresentação: Sauro Dias
FESTA DA MÚSICA
Sábado das 19:00 as 23:00
DOMINGÃO SERTANEJO
Domingo na Pássaro da Ilha é Domingão Sertanejo.
Das 05:00 as 08:00 Everiton Viana
Das 08:00 as 12:00 Carlos Silva
Das 12:00 as 16:00 Jota Santos
Das 16:00 as 21:00 Marcinho My Boy
Das 21:00 as 23:00 Rodrigo Pereira
Das 23:00 as 01:00 Emerson Navarro
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Porque Guaranesia
Guará (1) | iguara, ave das águas | |
Guará (2) | espécie de lobo – aguará – aguaraçúContam os jornais que… “...o Senador Júlio Tavares escolheu Guaranésia para ser o nome da nossa cidade, que em tupi-guarani significa 'Pássaro da Ilha'...”. Mas a verdade é que Guaranésia não é em tupi-guarani. O nome GUARANÉSIA talvez seja realmente um presente de Índio, nem tupi, nem guarani, mas sim de Índio Grego. Esse é um erro de quase 105 anos, que nunca foi questionado e que devemos mudar em nossa história. Leandro Augusto de Andrade Comunicação Social-Publicidade e Propaganda – UNIFEG. Publicado no Jornal GAZETA REGIONAL de Guaranésia. Hino de Guaranesia As autoras D. Lila e D. Martha (in-memoriam) Hino à Guaranésia Música: Maria José Barros Dias Letra: Martha Ribeiro Alves Salve, ò minha terra, Entre outras mil Orgulho de tua gente! Nas verdes colinas Ipês de Ouro Erguem taças ao Brasil! Doce terra amada Dos Cafezais, Rubis a palpitar! Entre as palmeiras, A brisa errante Encanta e faz sonhar! Guaranésia Das manhãs orvalhadas, Um claro sol Vastos Campos a inundar! Guaranésia Das tardes silenciosas, Das serenatas Em noite de luar! Na tarde calma, Velhas árvores frondosas, A voz do sino Ouço preces murmurar! Mês de dezembro, As novenas luminosas, Das magnólias O perfume a evocar. aqui esta tambem a imagem das autoras do hino de guaranesia. |
terça-feira, 5 de abril de 2011
Reaçao Ativa hoje desativada
Formada no fim de 1999 surgia como uma forma de brincadeira por Danilo Mian,Daniel Mello e Rodrigo Alves a banda reaçao ativa.
Wesley o som das guitarras locais
sábado, 2 de abril de 2011
Holden Os invetores do underground local
Luciano e Lucimar do tempo do chamado LP
Em 1990 surgia no cenario musical esta dupla de Guaranesia.